Você finalmente fechou o seu tão sonhado ensaio de marca e espera que ele saia do jeitinho que sempre imaginou! Mas como garantir que suas fotos tenham a qualidade que você espera? Que comuniquem quem você é? Garanto a você que se nos atentarmos a alguns detalhes durante a preparação no pré-ensaio, conseguiremos resultados mais alinhados às nossas expectativas. Então senta, mulher, relaxa, pega seu chá ou cafezinho e vamos para as cinco formas de se preparar para o seu ensaio de marca pessoal e garantir que ele seja um sucesso!...
Antes de mais nada, vamos definir o que estamos chamando de ensaio de marca pessoal aqui: é aquele cujo objetivo é destacar a marca/profissional que você é, evidenciando sua profissão, seu nicho, seu diferencial, personalidade, forma de trabalhar e de remediar a dor do seu cliente. Ele envolve diretamente a sua imagem pessoal e elementos da sua profissão emulados dentro de um ambiente neutro ou de trabalho. Tendo definido isso, vamos às dicas...
1. Busque referências para comunicar o que você deseja ao fotógrafo.
Você juntou dinheiro e deu duro para conseguir realizar o seu ensaio, não vai ser agora que vai abrir mão dele e deixar tudo à responsabilidade do fotógrafo! Sempre busque estabelecer diálogo com o profissional apresentando suas ideias em forma de palavras ou até mesmo de imagens. Não se acanhe, não tenha vergonha! Isso não é se meter no trabalho do fotógrafo, é somente alinhar as ideias na sua cabeça com as ideias dele.
Por isso, faça pesquisas prévias de ensaios de marca no Instagram, Pinterest e na internet como um todo, esteja ciente do que você quer e do que você não quer para o seu ensaio. Ele é seu e você tem todo o direito de comunicar isso ao fotógrafo; o bom profissional irá escutar o seu briefing e a sua história, e conseguirá transmití-la da melhor forma possível através da fotografia.

2. Defina bem suas roupas, seu estilo e suas cores.
Isso nem sempre é algo fácil de se fazer sozinha, às vezes vale a pena procurar a ajuda de um profissional de estilo pessoal – alguns pacotes fotográficos mais completos oferecem isso, inclusive –, mas também é perfeitamente possível cuidar dessa parte de forma satisfatória sozinha.
O que indico às minhas clientes é que escolham roupas que as façam se sentir bonitas e empoderadas na sua skin profissional e que componham uma paleta harmônica e alinhada à sua paleta de cores. Minha paleta de cores? É, Senhora! Você talvez já trabalhe com algumas cores base na sua produção de conteúdo, ou simplesmente nota que quando se veste com determinadas cores se sente mais confortável ou valorizada, aí talvez possa ser seu ponto de partida para definir quais roupas escolher. Eu também recomendo que se a escolha estiver difícil partindo somente do seu guarda roupa, que você invista em peças novas, esse pode ser um pontapé inicial para a sua mudança de estilo, quem sabe!

3. Saiba quais são os seus símbolos profissionais e traga-os para o ensaio.
Para quebrar a monotonia das fotos e comunicar melhor a sua profissão dentro do ensaio, é sempre importante trazer elementos que se conectem à sua área. Se você é psicóloga, por exemplo, pode trazer livros importantes da sua área, computador, busto com cabeça etc. Esse é um caminho inicial, o passo seguinte seria olhar para o seu nicho. Você é psicóloga infantil? Então que tal trazer livros infantis, materiais lúdicos que estabeleçam de cara para quem ver as suas fotos que essa é a sua especialidade?
O último passo é pensar na sua particularidade enquanto profissional, algo específico seu, da sua forma de trabalhar. Pode ajudar se perguntar: tem alguma coisa que eu utilizo nas minhas sessões que é muito particular meu e não só do meu nicho? De repente um material que você desenvolveu ou que você trabalha de forma diferenciada, esse modo também pode ser emulado em poses nas fotos. Todo esse cuidado humaniza as suas fotos e evita cliques genéricos que não comunicam nada a ninguém. Por isso, faça essa pesquisa prévia do que você pode levar para o ensaio que agregue na sua comunicação visual, peça orientação do fotógrafo também, isso faz parte do trabalho dele!

4. Se atente à sua personalidade e linguagem corporal.
Já que estamos falando sobre evitar ensaios genéricos com pose de CEO que você olha e pensa: meu Deus, que pessoa é essa? Vamos aprofundar a discussão e falar sobre como garantir que aquela presente em suas fotos seja realmente você...
Primeiro preciso te lembrar que isso é uma das principais funções de um fotógrafo que trabalha com competência, ele precisa saber te dirigir de uma forma autêntica a você, mas se por alguma razão isso não estiver acontecendo durante todo o ensaio você tem todo o direito de comunicar! De todo modo, antes mesmo do dia das fotos você pode conversar com o profissional que irá te fotografar falando sobre o que você pensa em fazer, o que não quer de jeito nenhum, como você é, se é tímida, introvertida ou extrovertida, se é uma pessoa de caretas ou de expressões mais contidas etc.
Sempre parta da máxima de que o ensaio é seu! E de que fotos bem expostas (com luz e pele bonitinhas) não são sinônimo de fotos autênticas.

5. Saiba como você pretende usar as suas fotos.
Nós fotógrafos oferecemos mais de um pacote fotográfico porque sabemos que a necessidade de cada cliente é diferenciada. Minha recomendação a você é se perguntar: para qual finalidade eu estou fazendo essas fotos? É para usar como foto principal em perfis profissionais somente, e ter fotos de qualidade quando te pedirem no trabalho? Ou de repente é para consolidar a sua marca pessoal através da criação de conteúdo nas mídias sociais de forma estratégica?
Ter noção destes detalhes influencia diretamente a preparação e a execução do seu ensaio. Mais do que fotos bonitas, elas serão estratégicas para compor o seu feed e comunicar a sua ideia. Eis aí outro tópico de conversa importantíssimo de se ter com seu fotógrafo porque você não quer ficar usando meia dúzia de fotos centralizadas no seu rosto e que não deem espaço para uma legenda ou informações relevantes da sua marca.

Moral da história para este post: o diálogo com o profissional responsável pelo seu ensaio é indispensável para que ele saia do seu jeitinho e cumpra com tudo aquilo que você almeja para a sua carreira. Se o fotógrafo não estiver aberto a essas conversas, meu conselho é que você procure outra pessoa mais atenciosa e comprometida em fotografar a sua história, e não só em atender mais um cliente.
Se você está à procura de uma fotografia sensível que faça jus ao seu investimento e que entregue uma experiência gostosa e confortável, e, claro, fotos lindas e estratégicas pensadas para você, prazer! Eu sou a Bia, sou fotógrafa de mulheres e de suas marcas e posso ser sua aliada neste processo. Com toda certeza será um prazer te fotografar e garantir um ensaio autêntico ao seu jeito de ser!
Entre em contato comigo através do WhatsApp, por lá a gente pode ter toda essa conversa importante para transformar o seu trabalho em imagens incríveis!
Um abraço e xiiiissssssssssss...

Meu Intagram: @biasantosfotografa
Meu contato: (11) 96613-8831
Meu email: biasantosfotografa@gmail.com
Meu portifólio: aqui