Existem muitos tipos de nichos fotográficos para atender às diferentes necessidades do mercado, acontece que alguns estilos podem se cruzar e gerar dúvidas como: qual é a melhor opção para o meu negócio? Fotografia de produto ou lifestyle? Para responder a isso vamos, antes de mais nada, diferenciar esses dois tipos de fotografia e então apontar o que cada uma tem a oferecer a você e à sua marca. Então pega o chá, o café ou o suquinho e vamos nessa...
O que é fotografia de produto?
A fotografia de produto, ou fotografia still, é um nicho fotográfico voltado a fotografar objetos. O objetivo maior dela é destacar justamente os produtos e suas características como textura, formato, cores etc. Geralmente ela possui fundos neutros para destacar o objeto ou então um fundo que complemente a comunicação da marca sem tirar o destaque do objeto.
A iluminação quase sempre é controlada e uniforme, os destinos mais comuns para esse tipo de fotografia são e-commerces, catálogos, marketplaces, anúncios etc. Como exemplo podemos pensar em perfumes ou comidas, jóias, artesanatos etc. O ponto aqui é destacar o produto que você tem para vender, ele é o protagonista!

O que é fotografia lifestyle?
Esse tipo de fotografia também pode envolver produtos, mas a diferença é que evidenciamos eles em uso, o objetivo maior é transmitir uma experiência e atrelar o seu produto a um estilo de vida ou emoção. É comum que nesse estilo fotográfico tenhamos cenários reais como cafeterias, espaços públicos ou dentro de casa, ambientes naturais como praia, campo etc. Também há a presença de pessoas, sejam elas modelos ou o próprio criador da marca. A condução das fotos tende a ser mais natural e espontânea justamente para evocar uma situação cotidiana de uso.
O principal intuito desse estilo é gerar identificação e desejo ao seu produto atrelado a um estilo de vida. Essas fotos serão utilizadas principalmente em redes sociais, sites institucionais, campanhas de marca pessoal e para a criação de storytelling da marca. Como exemplo podemos pensar nas campanhas de roupa de algumas marcas com editoriais em ruas e diferentes espaços. Esse produto não é simplesmente um tecido costurado que serve para vestir e você pode comprar, ele está inserido numa situação de uso que gera desejo e identificação.

Pois bem, mas e agora, qual é a melhor opção para o meu negócio?
Tendo esclarecido as características e diferenças entre um e outro, você pode se perguntar qual estilo melhor atenderia a sua necessidade e a do seu negócio. A resposta é: depende!
O principal a se considerar é o momento pelo qual a sua marca está passando e quais são os objetivos que você tem para ela. Se a prioridade são os produtos e o seu viés de venda seja diretamente por eles, o ideal seria a fotografia de produto. Nós iremos destacar as características e qualidades dele, e gerar desejo a partir daquilo que ele pode resolver e oferecer ao seu cliente.
Se, ao contrário, o propósito da marca é mostrar seus ideais, gerar conexão, atrelar o seu produto a outros valores sociais como a um estilo de vida, por exemplo, e atrair clientes justamente por esse valor de entrega, o melhor seria a fotografia lifestyle. A partir dela você será capaz de construir uma narrativa que contextualize o seu produto dentro de um contexto que atraia clientes que se identifiquem com ele. Aqui o ponto é que você vende algo além do que somente o seu produto.
Vamos resumir para ficar mais claro?...
Fotografia de produto (ou still):
- Mostra detalhes e a qualidade do seu produto.
- Normalmente feita em ambiente controlado e que foca somente no produto.
- Serve principalmente para e-commerces e catálogos.
Fotografia Lifestyle:
- Possui contexto, personagens e o seu produto em uso.
- Atrela valores ao seu produto e gera conexão com os clientes a partir disso.
- Mostra o propósito da sua marca.
- Serve principalmente para redes sociais e sites institucionais.
Resumindo: quem decide o que é melhor para o seu negócio é você! Cada marca tem um objetivo e uma forma de chegar ao cliente, nenhum desses tipos de fotografia é superior ao outro, o melhor é sempre compreender a realidade do seu negócio e fazer escolhas estratégicas para o que ele é, e não para o que deveria ser.
Restou alguma dúvida? Você pensa em contratar algum desses tipos de fotografia para a sua marca? Vamos conversar! Tenho experiência tanto com fotografia de objetos quanto com a direção de modelos e cenas, seja qual for a sua escolha, eu estarei aqui para auxiliar a sua marca com a minha fotografia!
Um abraço e xiiiissssssssssss...

Meu Intagram: @biasantosfotografa
Meu contato: (11) 96613-8831
Meu email: biasantosfotografa@gmail.com
Meu portifólio: aqui