05/12/2025 às 21:07

Motivos para fazer um Ensaio de Natal

3
7min de leitura

Ho, ho, ho... O Natal chegou! Enfim a época natalina veio e talvez você esteja naquela loucura de estar prestes a tirar férias, planejar o que vai ser da sua ceia, pensar em quem você chama para a sua véspera de Natal e para quem você diz que vai viajar para muito distante. Mas pode ser que seja o momento de parar e dar uma respirada e pensar no Natal de 2025 em específico, no que você pode fazer para ele não ser só mais uma data cheia de comidas e gastos desenfreados que o Capitalismo nos desce guela a baixo. Você já parou para pensar no que poderia fazer desse Natal único e eterno na sua memória? Pois bem, eu, como uma boa fotógrafa, vou te pegar pela mão hoje e defender o meu ponto de que ensaios de Natal não são só mais um gasto de fim de ano nem algo supérfluo, então pega seu chocotone (panetone, se você for do time das frutinhas), sua rabanada ou o seu pavê e vamos juntos conferir alguns bons motivos para se fazer um ensaio de Natal...

1. O Natal se repete, mas nem sempre quem está conosco...

O Natal, e as festas de fim de ano no geral, ativam uma sensação de ciclos que se fecham e se iniciam, neste período é comum que alguns de nós fiquem reflexivos e aproveitem para fazer resoluções novas, olhar para trás com senso crítico e pensar se acertamos mais ou menos, e, claro, pensar sobre o que podemos ser gratos. Eu sempre gosto de agradecer por quem está ao meu lado naquele Natal, como já dizia a minha avó: para morrer basta estar vivo! Nossa existência é efêmera assim como nossos relacionamentos.

Às vezes a gente tem aquele grupo de amigos tão bom e tão intenso, mas a vida pode fazer com que nos afastemos – e se você entende o mínimo da complexidade da vida, vai saber que às vezes não tem nada a ver com os laços serem fracos, na maior parte do tempo as obrigações cotidianas só atropelam o que há de mais valioso para nós. Quando algumas pessoas boas e importantes para nós se vão para longe ou para outro plano espiritual, uma fotografia é como uma relíquia que a memória guarda para resistir dentro de nós.


E não necessariamente precisamos estar falando de pessoas que saíram da nossa vida, se você é mãe ou pai sabe que os filhos crescem tão rápido que janelinhas, cabelinhos curtos e todo o resto são detalhes que se você não estiver atento, passam sem que possa perceber. E, entrando no meu campo agora, fotografia é uma das linguagens que melhor congela o tempo e gera registros do que é e um dia não será mais.

O seu Natal de 2025 é único! Seus filhos vão ter o tamanho que têm hoje somente neste fim de ano, as pessoas que te acompanharam e te apoiaram neste ano podem partir ou se afastar, mas o registro fotográfico permanece. Você pode até pensar que um ensaio de Natal é só mais uma forma de ter o que postar para performar nas redes sociais – forma, inclusive, que muita gente encara a fotografia como um todo –, mas a verdade é que ensaios de família ou entre amigos, são como uma semente que necessita de paciência para crescer e nos mostrar o seu real valor. Uma semente é um grão ordinário como muitos que existem por aí, porém, quando germina e floresce, nos encanta pela beleza, pela memória daquilo que era e no que se transformou.

Esse é um dos valores da fotografia como um todo e dos ensaios de Natal. É algo cujo valor você recebe imediatamente após a entrega das fotos? Sim! Ter fotos lindas é maravilhoso para qualquer um, mas o verdadeiro valor das fotografias vem com o passar do tempo. Acha que o que eu tô falando é balela? Então lição de casa após ler este post: folheie um álbum de fotos antigo ou revisite fotos no Google fotos que sejam de no mínimo cinco anos atrás, isso que você vai sentir: nostalgia, saudade, saudosismo e até a complexidade de sentimentos não tão bons, isso tudo é o valor de um registro fotográfico e que você receberá em doses cada vez maiores quando revisitar o seu ensaio de Natal com o passar do tempo.

 

2. Tempo de qualidade: o que todos precisamos...

A vida moderna é uma piração! Não precisa ser um gênio para constatar isso, nossas rotinas são apressadas e cheias de cobranças, stress, expectativas e desapontamentos. Pode ser que com a correria do dia a dia, aquela pessoa que divide o mesmo teto com você não esteja recebendo a atenção devida nem te dando essa mesma atenção, não que isso seja algo para te fazer sentir culpa, só acontece! Quando não tomamos cuidado o cotidiano engole momentos os mais profundos de atenção e entrega entre nós.

Como fotógrafa, eu tenho uma filosofia de vida: meus ensaios não são momentos de tirar fotos bonitas, eles são experiências! E o que isso significa? Significa que eu quero que você e quem esteja te acompanhando em um ensaio esteja confortável para ser fotografado e que viva algo naquele momento que desperte sentimentos bons e que por fim as fotos bonitas que faremos sejam uma consequência e não a nossa intenção inicial.

Nos ensaios de Natal que fiz até agora com famílias, sempre houve um momento em que eu deixava as crianças de lado brincando para me concentrar nos pais, eu perguntava quanto tempo de relacionamento eles tinham, às vezes era um tempo absurdo, quase a metade da minha idade, nesse momento o casal se recordava do que passaram juntos, do que construíram juntos, brincavam sobre a complexidade de um relacionamento tão longo e se olhavam com um peso maior e mais presente que pode ter ficado de lado com o tempo. As fotos vieram por consequência, e eu sei que quando elas forem olhadas no futuro vão despertar memórias além de “o dia em que fui num estúdio fotográfico tirar fotos de Natal”, não! Talvez nem lembrem quem foi a fotógrafa que fez o clique, mas aquela imagem vai refletir toda a história que o casal e os familiares construíram juntos. Isso é uma experiência que proporciona tempo de qualidade, e esse é um ganho embutido no seu Ensaio de Natal que vai muito além das fotos.

 

3. Uma experiência que fica...

Eu já falei um pouco sobre isso no tópico anterior, mas vamos reforçar: quando o seu ensaio é uma experiência, ele cria memórias afetivas, de forma que as fotos que você receber não serão apenas imagens instagramáveis e compartilháveis, serão memória, trarão afeto e coisas boas.

Quando se trata de crianças, por exemplo, o importante é tornar tudo lúdico, se não elas se aborrecem e adeus colaboração para fotos legais! Em um dos cenários em que estou trabalhando há casinha de madeira para que elas entrem, escorregador, trenozinho, cavalinho, poltroninha e uma infinidade de brinquedos, não tem criança emburrada que resista! E eu sei que proporcionar ambientes e momentos assim para os meus clientes, aumenta a chance de criar memórias que perdurem para além das fotos, coisas que podem ser acessadas pela memória de uma forma afetiva e feliz.

 

4. Um presente diferente

Existindo num sistema Capitalista, nós sabemos que o fim de ano pode ser uma armadilha consumista e financeira, tem tanta gente pra presentear, pisca pisca pra trocar, comidas natalinas pra custear... É verdadeiramente uma tarefa hercúlea gastar com o mínimo de consciência e não investir em coisas desnecessárias nem em presentes genéricos e caros demais com significado de menos. Se você quer um presente diferente, que já presenteie a família toda de uma vez e que ainda por cima seja esse presente que só ganha mais valor com o passar do tempo, um ensaio de Natal talvez seja o ideal para você. Eu sei que pode parecer para alguns que famílias que investem em registros fotográficos zelam por aparência e por mostrar muito mais do que viver.

Pensar assim é compreensível, haja visto que vivemos numa sociedade de performance em que a principal maneira de performar é através do registro fotográfico. Eu, no entanto, defendo a ideia de que ensaios de família, incluindo ensaios de Natal, são para aquelas famílias que prezam pela criação e pelo registro de memórias, que entendem a efemeridade das fases da vida e não querem perdê-la para a imprecisão das memórias da cabeça. Essas famílias compreendem todos os tópicos destacados acima, e eu espero que tenha te feito considerar eles pelo menos um pouquinho.

 

Estamos em campanha de Natal até o dia 20 de dezembro em um estúdio na cidade de Sumaré. O nosso Natal conta com dois cenários: o tradicional e o clean, duas vibes diferentes para agradar a todos, inclusive às crianças que vão ter muito com o que brincar! Caso você tenha escolhido o ensaio como o seu presente de Natal, entre em contato comigo para conhecer os pacotes, eles contam com fotos reveladas e um calendário de 2026 personalizado com as fotos do ensaio. Esta elfa natalina que vos fala insiste: as vagas são limitadas, então pensa bem, mas pensa rápido, meu pudim de Natal, porque quando acabar acabou!

Um abraço e muito pavê pa cumê pra você neste fim de ano!

Um abraço e xiiiissssssssssss...




Meu Intagram: @biasantosfotografa

Meu contato: (11) 96613-8831

Meu email: biasantosfotografa@gmail.com

Meu portifólio: aqui





Não deixe de conferir alguns ensaios de Natal...

Ensaio da família Ostrowski

Ensaio da família Mendes

05 Dez 2025

Motivos para fazer um Ensaio de Natal

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp