Você talvez esteja em busca do fotógrafo ideal para registrar algum evento, realizar algum ensaio ou simplesmente registrar algo importante da sua vida ou do seu negócio. Com tantas opções no mercado, às vezes é difícil escolher; tantos estilos, tantos preços, e você só quer alguém em quem possa confiar a sua imagem e daquilo que quer registrar.
Se você é como eu e sofre para tomar decisões analisando cada cenário de escolha, calma, respira fundo e vem comigo, que vou te ajudar a saber como escolher o fotógrafo perfeito para o tipo de serviço que você deseja apresentando critérios que eu, como fotógrafa, acho importante de se considerar.
Antes de começarmos, prazer! Eu sou a Bia, fotógrafa de mulheres e blogueira nas horas vagas! Agora sim, vamos ao conteúdo de hoje...
1. Saiba a sua necessidade!
Para sabermos qual prestador de serviço é melhor para nós, precisamos saber qual é a nossa real necessidade. E não estou somente falando de “ah, eu quero fotos corporativas!”, não! Quantas fotos você quer? Que tipo de cenários imaginou, qual será a finalidade dessas fotos depois de prontas? Saber disso te ajuda a explicar melhor ao profissional o que você quer e ainda te mostra se aquele fotógrafo poderá entregar o que você quer.
É claro que, como clientes, nem sempre a gente sabe todos os detalhes do serviço que queremos, mas dar uma pesquisada antes buscando referências, talvez te ajude a ter uma conversa mais produtiva com o profissional e entender a real capacidade dele de entregar aquilo que você quer. O que nos leva ao próximo tópico...
2. Converse com o fotógrafo!
Como cliente você tem todo o direito de fazer perguntas e tê-las esclarecidas, pergunte quantas fotos serão entregues, em qual prazo, se terá prévias, quanto tempo de ensaio será ou quanto tempo o profissional cobrirá do seu evento. Tire todas as dúvidas e converse com o fotógrafo, é no diálogo que a gente sente quem melhor irá nos atender no serviço requisitado.
3. Busque o trabalho do fotógrafo na internet.
Consultar o portifólio do profissional é primeiro uma forma de segurança para você, lhe dando a certeza de que está investindo em um fotógrafo competente, além de te mostrar o estilo e a forma de trabalho daquela pessoa.
Muitos são os estilos fotográficos do mercado, existem fotógrafos com paletas de cores mais pastel, outros com paletas mais fortes e vívidas; existem fotógrafos que gostam de fotos mais nítidas e tradicionais, enquanto outros brincam com nitidez, iluminação etc. Não existe certo ou errado na arte, mas com certeza existe aquilo que mais agrada a você, cliente, por isso analise o site, o Instagram, do fotógrafo e se pergunte: se as minhas fotos fossem tiradas nesse estilo, eu gostaria do resultado?
Sobre a forma de trabalho, muitos profissionais postam seus bastidores nas redes sociais, como eles fazem a direção nos ensaios ou em fotos posadas de eventos, como tratam seus clientes na hora de prestar o seu serviço. Isso também pode ser um diferencial na hora de escolher o fotógrafo certo, porque esse não é um investimento barato e o mínimo que a gente quer quando contrata um profissional é se sentir bem: bem tratada, bem direcionada e confortável durante as fotos.
É o que eu sempre digo: a experiência é o diferencial! Fotos bonitas, muitos fotógrafos podem te entregar, mas e a experiência?
Ufa, tópico grande! Mas retoma o fôlego que tem mais...
4. Veja o que dizem desse fotógrafo.
Hoje em dia a gente tem muitas formas de saber se o profissional que queremos contratar agradou outros antes de nós, seja por avaliações no Google, depoimentos nas redes sociais e no site do fotógrafo, e até mesmo conhecidos que talvez tenham indicado o profissional a você. Leia tudo, faça perguntas aos antigos clientes, não tenha preguiça! Lembre-se: fotografia é um investimento alto e você deve saber que o está fazendo no profissional certo!
5. Agora, como não escolher...
Tendo dito como escolher o seu fotógrafo, vamos destacar alguns pontos para não usar como critério na hora de escolher o profissional certo para você:
Começando com o preço, não vá pelo valor! Aquela história de que o barato sai caro pode ser muito real dentro da fotografia. Profissionais que cobram um valor muito baixo por ensaios corporativos, por exemplo, veem você como mais um pisando no estúdio dele. Você não vai ter fotos autênticas, não vai ter aqueeeela experiência (sim, aquela de que falei anteriormente), e quando os seus clientes verem as suas fotos vão entender muito pouco da sua personalidade e do seu serviço.
Outra coisa importante: quantidade de fotos. Ah, mas Bia, você falou lá em cima para perguntar sobre a quantidade de fotos... Sim, porque é importante você saber e porque você precisa entender se a quantidade vai suprir a sua necessidade. Mas o ponto aqui é que uma quantidade exorbitante de fotos entregues NÃO É sinônimo de qualidade. Muita gente faz ensaio corporativo e recebe umas oitenta fotos cuja a diferença entre uma e outra a gente só enxerga com uma lupa. E aí, não valia mais a pena trinta fotos estratégicas do que um milhão que parecem ser ctrl c ctrl v uma da outra?
Agora sobre prazo de entrega: sim, esse é outro ponto que você deve perguntar ao fotógrafo para saber se encaixa com as suas expectativas, porém não faça disso um critério do tipo “quem me entregar em menos tempo, é a melhor opção!”. Não! Fotógrafos precisam de tempo para editar e tratar seus trabalhos, os prazos podem variar muito, eu, por exemplo, tenho prazos de trinta a quarenta dias úteis. Dentro do meu fluxo de trabalho, isso é o que me permite entregar fotos com qualidade de cor, iluminação e textura às minhas clientes. Por isso, se o prazo for ridiculamente curto, desconfie! Suas fotos podem nem ser tratadas, mas sim jogadas num filtro de preset qualquer!
Sobre ensaios feitos por IA ou tratados por IA: eu só posso te dizer, fuja! Eu já fiz várias publicações sobre esse assunto lá no meu Instagram (se não me segue, considere me seguir: @biasantosfotografa), mas vamos lá... Ensaios desse tipo não transmitem autoridade, autenticidade ou qualquer outra coisa que beneficie a sua imagem. É, na verdade, bastante problemático porque se utiliza de trabalhos de outros profissionais que estão na rede sem a devida autorização para implantar o seu rosto num corpo que não é o seu. Além disso – vou ser repetitiva mesmo – esse tipo de coisa não proporciona a experiência que um ensaio real pode proporcionar. Não envolve perguntas, conversas, trocas verdadeiras entre o fotógrafo e a fotografada, que naturalmente irão se transmitir nas fotos.
Sobre tratamento por IA, não sei quanto a você, mas eu odiaria ficar parecendo uma alienígena nas fotos com uma pele sem textura e com a cor errada. Se for pra jogar filtro, cobra mais barato e me entrega as fotos cruas que eu coloco no CapCut e pronto!
Enfim, acho que reuni aqui os pontos principais para te ajudar a escolher a melhor opção de fotógrafo do mercado para a sua realidade. O que eu gosto de frisar com minhas clientes sempre é que fotografia não é um investimento que a gente faz todo mês, às vezes fazemos só uma vez na vida, por isso mesmo é importante fazer boas escolhas e não utilizar o valor investido como o único parâmetro a ser considerado.
Se você busca uma fotógrafa para registrar a sua marca, uma data comemorativa, ou só fazer um ensaio lindo que eleve a sua autoestima porque sim! Saiba que eu estou aqui, fique à vontade para ver o meu portifólio e conhecer um pouquinho mais da minha forma de trabalho através das minhas redes sociais. Comigo a experiência é tudo! E no final você recebe fotos que têm real valor na sua história de vida.
Me chame no WhatsApp para a gente conversar e falar mais sobre o seu ensaio!
Um abraço e xiiiissssssssssss...

Meu Intagram: @biasantosfotografa
Meu contato: (11) 96613-8831
Meu email: biasantosfotografa@gmail.com
Meu portifólio aqui